Abertas adesões ao programa Ideas Industrial
A Fibra recebeu na semana passada (28/1), cerimônia que deu início à entrega de projetos de adesão ao Ideas Industrial programa de financiamento para o desenvolvimento econômico e sustentável do governo DF.
“Pleito antigo da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), o Ideas trata-se de um marco para todo o setor produtivo da capital federal, em especial para o setor fabril brasiliense”, ressalta o presidente da Fibra, Antônio Rocha.
Sancionado em 17 de janeiro do ano passado também na sede da Fibra, o Ideas consiste no financiamento de até 13% do faturamento bruto mensal da empresa industrial, com juros de 1,2% ao ano, pelo prazo de até 360 meses. Além disso, para minimizar o problema das garantias, o programa prevê aplicação de 10% do valor de cada parcela por igual prazo, sendo percentual corrigido conforme indicador estabelecido pelo agente financeiro, no caso, o BRB.
“Lembro-me do Proin, primeiro programa de incentivos fiscais e econômicos para atrair empreendimentos produtivos no DF, criado ainda em 1988, escrito nessa Casa. Depois de outros programas de incentivo como este, fazia-se necessária a construção de um novo sistema de financiamento que permitisse a continuidade e desse suporte à competitividade das empresas do DF, com foco na segurança jurídica importantíssima para quem quer investir”, disse o secretário de Estado de Fazenda, Adonias dos Reis Santiago.
A afirmação do secretário de Fazenda é corroborada pelos empresários. Gilberto Rossi, empresário do setor metalomecânico do DF, disse, na ocasião, que “sem um programa de incentivo, não há competitividade”. Ele defende que o Ideas “ajudará na manutenção das empresas no DF, colaborando com o desenvolvimento econômico, com a criação de empregos e com o pagamento de impostos”.
Em seu discurso, o secretário da SDE, Hermano Carvalho, disse sobre o Ideas é resultado do compromisso político firmado com as empresas do DF. “Queremos competitividade para as empresas da capital federal. Por isso, precisamos estar cada dia mais unidos e nosso fórum é esta Casa, a Fibra, a casa do setor produtivo”, ressaltou Hermano.
Os modelos de projeto para empresas interessadas no benefício podem ser encontrados no site da Secretaria de Desenvolvimento, por meio do endereço eletrônico: www.sde.df.gov.br