Incêndio

80% dos hospitais público do DF têm problemas nas instalações de incêndio

Por sorte, incêndios como o de Santa Maria não destroem outras unidades

acessibilidade:

Problemas na saída de fumaça, extintores e iluminação de emergência estão entre as deficiências encontradas pelo Corpo de Bombeiros do Distrito Federal na rede pública de saúde. Dos 22 hospitais públicos, 18 apresentam processo de exigências a serem cumpridas. O número foi apresentado pelo diretor de vistorias dos Bombeiros, tenente-coronel Edgard Sales Filho, durante reunião extraordinária da Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC) da Câmara Legislativa nesta terça-feira (27). A audiência foi motivada por incêndio ocorrido no começo do mês no Hospital Regional de Santa Maria.

O tenente-coronel Sales Filho diz que o incêndio em Santa Maria foi uma fatalidade, por ser o mais novo e um dos poucos com instalações contra incêndio. ?Se o mesmo evento tivesse acontecido no Hospital de Base, por exemplo, a situação teria sido bem mais grave?, afirmou. Ele argumenta ainda que o Hospital de Base está em processo de aplicação de penalidade por descumprimento de 63 exigências. ?No caso de um hospital particular, podemos multar e interditar, mas e o Hospital de Base??, questionou, lembrando que situações semelhantes acontecem em prédios do Congresso Nacional, ministérios, setor comercial e escolas públicas.

“Temos vistoriado toda a máquina pública e notamos que, principalmente em decorrência da demora por conta da lei de licitações, as instalações têm se deteriorado. A segurança contra incêndios merece mais atenção”, pediu Sales Filho. “A situação não é para trazer pânico, mas é importante trazer para os parlamentares, que são corresponsáveis e parceiros”, completou o chefe do Departamento de Segurança contra Incêndios dos Bombeiros, coronel André Gonçalves Elias.

 

Reportar Erro