O presidente Jair Bolsonaro viaja nesta quarta (17) para participar pela primeira vez de uma reunião de cúpula do Mercosul. A 54ª Cúpula de Chefes de Estado acontece em Santa Fé, na Argentina.
Este também é o primeiro encontro entre os líderes dos países que formam o Mercosul após o acordo com a União Europeia, anunciado no último mês durante o G20, em Osaka, no Japão. O acordo está em fase de análise técnica e jurídica e precisará ser aprovado pelo parlamento de todos os países envolvidos para que entre em vigor.
Na reunião, o Brasil assumirá, pelos próximos seis meses, a presidência rotativa do bloco econômico formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. A Venezuela também era membro do grupo, mas foi suspensa há dois anos por descumprimento de acordos e tratados de adesão ao bloco.
Na presidência, o Brasil tentará reduzir as Tarifas Externas Comuns (TECs), aplicadas na comercialização de produtos entre os membros do bloco. O objetivo das TECs era, inicialmente, proteger as indústrias dos países que fazem parte do Mercosul. No entanto, as tarifas acabam prejudicando acordos comerciais com outros países.