Publicidade
João da Cruz Teixeira de Carvalho
Brasília / DF
Resposta
De acordo com o promotor do Ministério Público (MP) de São Paulo, Silvio Marques, nenhum brasileiro nato pode ser extraditado. Paulo Maluf é acusado pela Promotoria de Nova York, nos Estados Unidos, pelos crimes de conspiração, auxílio na remessa de dinheiro ilegal para Nova York e roubo de dinheiro público em São Paulo. As autoridades americanas também não podem solicitar a prisão de Maluf no Brasil. Com a inclusão do nome dele na lista de procurados na Interpol, Maluf pode ser preso ao tentar entrar em um dos 181 países que são membros da organização.
Erasmo Moraes Oliveira
Brasília / DF
Resposta
A redação questionou a assessoria de comunicação do governo do Maranhão sobre o pedido de impeachment que poderá ser pedido à Assembleia Legislativa por um grupo de advogados que atuam na defesa dos direitos humanos. A assessoria se limitou a dizer que “A governadora Roseana Sarney não comentará esse assunto. O Governo do Maranhão tem dado prioridade às questões que envolvem a solução para os problemas do Sistema Penitenciário do Estado.”
Thales Alessandro de Carvalho
Brasília / DF
Resposta
Segundo a Fipe, o IPC trabalha com o conceito de  produtos emparelhados. Ou seja, a comparação do produto com determinada embalagem naquele determinado local de compra. Portanto produtos que alteram suas embalagens não fazem parte parte do cálculo do IPC.
Werner Hermann Meyer Junior
Guarapuava / PA
Resposta
Durante audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, afirmou que “Os contratos são sujeitos a cláusulas do país de destino. Estão sujeitos a um tratado ou a uma disposição soberana do país beneficiado por uma exportação”. O financiamento concedido foi classificado como secreto graças a um acordo feito entre Brasil e Cuba. O mesmo foi feito com a Angola, outro país que solicitou financiamento ao BNDES.
Aldalice Valente
Salvador / BA
Resposta
De acordo com o TSE, não há registro de adulteração de votos ou quebra de sigilo em eleições realizadas com as urnas eletrônicas desenvolvidas pelo Tribunal Superior Eleitoral. O tribunal destaca ainda que o sistema não tem conexão com a internet, o que o torna imune a ataques oriundos da rede mundial de computadores. Todo o processo de votação e apuração dos votos é realizado de forma isolada e offline. Também há ferramentas para garantir a segurança do sistema no caso de acesso físico. A criptografia e as assinaturas digitais, por exemplo, protegem os dados da urna eletrônica contra modificações. Em todas as urnas, há a verificação da integridade de seus arquivos quando ela é iniciada. Se houver qualquer tentativa de adulteração, a urna passa a não mais funcionar. Desde 2009, as urnas possuem dispositivo de segurança complementar em hardware que impede até mesmo o próprio fabricante de utilizá-la, certificando que somente sistemas autênticos da Justiça Eleitoral possam ser executados. Ao longo dos 17 anos de utilização do sistema informatizado de voto, várias auditorias e perícias já foram realizadas, não apenas por partidos políticos, mas também por especialistas na área de Tecnologia da Informação (TI) e universidades renomadas, comprovando a segurança do sistema.
Osvaldo Peixoto
Florianópolis / SC
Resposta
A CAIXA informou, através de sua assessoria, que não foi identificada necessidade ou relevância para divulgação destes dados. Ainda, essas informações, em conjunto com a cidade/UF e casa lotérica onde a aposta foi feita, poderiam ajudar a identificar o ganhador, cuja identidade é protegida pela legislação vigente.
Vale lembrar que a identidade dos vencedores é divulgada em diversos países, como por exemplo, nos Estados Unidos. A medida torna o sorteio mais transparente.
João da Cruz Teixeira de Carvalho
Brasília / DF
Resposta
A assessoria de imprensa da Polícia Federal informou que agiu com base na Súmula Vinculante nº 11. De acordo com a súmula,  só é lícito o uso de algemas em casos de resistência e de fundado receio de fuga ou de perigo à integridade física própria ou alheia, por parte do preso ou de terceiros.
Regina Cembranelli Aliandro
Brasilia / DF
Resposta
A Polícia Federal afirmou, por meio da assessoria de imprensa,  que não divulga o nome de pessoas que estão sob investigação. No dia 13 de dezembro deste ano, um homem de 41 anos foi detido no Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek por carregar cerca de US$ 289 mil em um meião. Ele foi liberado, mas poderá responder a inquérito pelo crime de lavagem de dinheiro.

 
Marcio Gil
Nova Friburgo / RJ
Resposta
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmou, por meio da assessoria, que as urnas eletrônicas brasileiras já foram utilizadas por 7 países - República Dominicana, Costa Rica, Equador, Argentina, Guiné-Bissau, Haiti e México -  em projetos-piloto. De acordo com o TSE, nas eleições  de 2010, 31 países enviaram observadores para acompanhar e conhecer o sistema brasileiro. Entre os vários acordos assinados pelo Brasil, há projetos firmados com a Rússia, que envolve intercâmbio de experiências, inclusive sobre a urna eletrônica, e com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a União Europeia, para apoio à organização dos processos eleitorais nos países de Língua Portuguesa da África.

 
Sandro de Marchi
luis eduardo magalhes / BA
Resposta
O líder do PSDB na Câmara, deputado Carlos Sampaio (SP), possui a seguinte opinião:


"Não faz qualquer sentido, é uma afirmação sem respaldo lógico. A partir do momento que um cidadão é condenado pela mais alta corte do país por crimes como peculato, lavagem de dinheiro, corrupção e formação de quadrilha, ele não pode se considerar um preso político. Ele pode ser chamado, no máximo, de político preso".
TWITTER
@colunach

 
Busca
Redes sociais
@diariodopoder
© 1998 - 2017 - Todos os direitos reservados